Cálculo Integral
Volume I
Manuel Domingos Castro Torres  
More Details

Integrais de funções em degrau e de funções em geral. Primitivação por substituição e por partes.

Cálculo Vectorial e Geometria Analítica Maria Helena Novais  
More Details

Este livro contém o programa de Geometria Analítica, dos cursos de matemática, engenharia, estatística, física, química e geologia do primeiro semestre universitário. Um livro prático com apresentação de um número razoável de exercícios resolvidos e ainda outros para o leitor resolver.

Chemistry Raymond Chang  
More Details

Contains theoretical and descriptive approaches to chemistry. The clearest change in this edition is in the art programme. It aims to teach students how to visualize ideas and experiments. New three-dimensional and realistic illustrations should help bring chemistry to life. Its additional features include: "Chemistry in Action" essays and "Applied Chemistry" examples to reinforce students' grasp of concepts and principles; over 250 worked examples to help students develop their problem-solving skills; practice exercises which accompany each example so that students can immediately check their understanding of the procedure used to solve the example.

0070110034
Cinemática de Mecanismos Paulo Flores • J. C. Pimenta Claro  
More Details

Neste livro estabelecem-se os fundamentos para o estudo cinemático de mecanismos articulados - como forma de sistematização operativa, compreensão do funcionamento e explicitação de condições de desempenho - bases em que assentam a análise, concepção, projecto, manutenção e re-engenharia de componentes, sistemas e equipamentos mecânicos. Estruturado de forma a introduzir progressivamente as diferentes matérias e as imprescindíveis ferramentas analíticas, aborda um amplo leque de aplicações, acompanhadas de exemplos de resolução alternativos, abrangendo matérias directamente relacionáveis com as áreas tradicionais da mecânica - geral, automóvel, aeronáutica, automação, robótica, etc. -mas também da biomecânica e biomédica, de que a protética, a reabilitação ou a reconstituição são exemplos. 

Nota Prévia 

/ have always thought that the substitution of the internal combustion machine for the horse marked a very gloomy milestone in the progress of mankind. 
WINSTON CHURCHILL
A Cinemática é a área da Teoria de Máquinas e Mecanismos onde se estudam as características dos movimentos dos corpos independentemente, das causas que o provocam. Definir cinematicamente um mecanismo, ou formular a lei do movimento de um corpo, consiste em determinar, para cada instante, a posição, a velocidade e aceleração em relação a um referencial previamente definido. 
A principal motivação para a realização deste livro deveu-se à lacuna existente no mercado de livros em língua portuguesa, sobre a Cinemática de Mecanismos, que pudesse ser utilizada como texto de apoio nas actividades científïco-pedagógicas de disciplinas no domínio da Teoria de Máquinas e Mecanismos. 
As matérias abordadas neste livro estão divididas em cinco capítulos. No capítulo primeiro é feita uma breve e imprescindível introdução à temática deste trabalho. O segundo capítulo inclui uma descrição completa de alguns mecanismos planares elementares neste domínio. Nos capítulos três, quatro e cinco são apresentados os diferentes métodos de análise de mecanismos articulados, no que diz respeito à posição, à velocidade e à aceleração, respectivamente. Este livro inclui três anexos, em que são apresentados alguns elementos oportunos e importantes, nomeadamente o cálculo vectorial, a determinação de centros instantâneos de rotação e, ainda, um glossário de termos específicos. 
Trata-se, assim, de um texto a apoio a professores e estudantes do ensino superior, que poderá ser também útil para aqueles que se interessam pelas temáticas relacionadas com a Cinemática de Mecanismos. 
Guimarães, Janeiro de 2007

Índice 

1. Introdução 
2. Mecanismos Elementares 
3. Posição e Deslocamento 
4. Velocidade 
5. Aceleração 
Bibliografia 
Anexo A – Vectores 
Anexo B – Centros Instantâneos de Rotação 
Anexo C – Glossário de Termos

9724031012
Circuitos com Transistores Bipolares e MOS Manuel de Medeiros Silva  
More Details

Índice (resumido)
Capítulo 1 - Transístores bipolares
Capítulo 2 - Transístores mos
Capítulo 3 - Fontes de corrente e de tensão
Capítulo 4 - Par diferencial
Capítulo 5 - Resposta em frequência
Capítulo 6 - Andares de saída
Capítulo 7 - Amplificadores integrados
Capítulo 8 - Circuitos digitais mos
Capítulo 9 - Circuitos digitais bipolares
Capítulo 10 - Conversores D/A e A/D
Capítulo 11 - Fonte de alimentação
Apêndice 1 - Problemas adicionais
Apêndice 2 - Soluções dos problemas
Bibliografia

9723108402
Circuitos Eléctricos Nilsson • Riedel  
More Details

Há mais de 20 anos Nilsson e Riedel é uma referência no estudo de circuitos elétricos. Esta 8ª edição foi revisada e planejada para atender à evolução do ensino e da tecnologia, sem descuidar de sua didática diferenciada e de seu foco na aplicação dos conceitos à realidade. 

O texto cuidadosamente estruturado é apoiado por fotos, fórmulas e ilustrações, de modo a direcionar o estudo e facilitar o aprendizado, e a abordagem de resolução de problemas foi mantida e reforçada - mais de 1.000 problemas de fim de capítulo organizados por seção. Além disso, os objetivos de aprendizado são verificados por exercícios de avaliação propostos ao longo dos capítulos.

Ainda mais importante, o texto interliga os conceitos à realidade, com exemplos de circuitos reais e a seção "Perspectiva prática", em que um problema real é solucionado por meio da teoria apresentada no capítulo. Voltado para estudantes de engenharia elétrica, da computação e de controle e automação, Circuitos elétricos - 8ª edição une teoria e prática para garantir o sucesso do futuro profissional de engenharia.

Sumário
Capítulos: 1 - Variáveis de circuitos; 2 - Elementos de circuitos; 3 - Circuitos resistivos simples; 4 - Técnicas de análise de circuitos; 5 - O amplificador operacional; 6 - Indutância, capacitância e indutância mútua; 7 - Resposta de circuitos RL e RC de primeira ordem; 8 - Respostas natural e a um degrau de circuitos RLC; 9 - Análise do regime permanente senoidal; 10 - Cálculos de potência em regime permanente senoidal; 11 - Circuitos trifásicos equilibrados; 12 - Introdução à transformada de Laplace; 13 - A transformada de Laplace em análise de circuitos; 14 - Introdução aos circuitos de seleção de freqüências; 15 - Filtros ativos; 16 - Séries de Fourier; 17 - A transformada de Fourier; 18 - Quadripolos; Apêndices: A - Solução de equações lineares simultâneas; B - Números complexos; C - Tópicos adicionais sobre enrolamentos magneticamente acoplados; D - O decibel; E - Diagramas de Bode; F - Tabela resumida de identidades trigonométricas; G - Tabela resumida de integrais; H - Respostas dos problemas selecionados; Índice remissivo; Crédito das fotos.

9728953550
Circuitos Eléctricos
• Circuitos Eléctricos
• Circuitos Não Lineares
• Condensadores e Bobinas
• Circuitos de Corrente Alternada
• Exercícios Resolvidos
Vítor Meireles  
More Details

Esta obra destina-se a apoiar o ensino de circuitos eléctricos de corrente contínua e alternada sinusoidal, quer a estudantes de Engenharia Electrotécnica, quer a estudantes de outros ramos de Engenharia ou de outras ciências exactas. É pressuposto que o leitor típico deste livro tenha conhecimentos ao nível do 12º ano de escolaridade. Não são necessários quaisquer conhecimentos prévios de Física, nomeadamente sobre os campos Eléctrico e Magnético. Uma obra útil também para professores e estudantes do ensino secundário e profissional.





1. O FENÓMENO DE CONDUÇÃO DE CORRENTE ELÉCTRICA

1.1. O ÁTOMO

1.2. A NATUREZA DESCONTÍNUA DA CARGA ELÉCTRICA

 
1.2.1. A EXPERIÊNCIA DE J. J. THOMPSON (1894)

 
1.2.2. A EXPERIÊNCIA DE MILLIKAN (1910)

1.3. NOÇÃO DE CORRENTE ELÉCTRICA

 
1.3.1. ISOLADORES E CONDUTORES

 
 
1.3.1.1. Meios dieléctricos ou isoladores

 
 
1.3.1.2. Meios bons condutores

 
 
1.3.1.3. Conclusões

1.4. CONDUÇÃO ELÉCTRICA EM SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASES

 
1.4.1. NÍVEIS ENERGÉTICOS DO ÁTOMO

 
1.4.2. FORMAÇÃO DE IÕES   ENERGIA DE IONIZAÇÃO

 
1.4.3. CONDUÇÃO EM SÓLIDOS

 
 
1.4.3.1. Bandas de energia em estruturas cristalinas

 
 
1.4.3.2. Isoladores e semicondutores

 
 
1.4.3.3. Metais

 
1.4.4. CONDUÇÃO EM LÍQUIDOS - ELECTRÓLISE

 
1.4.5. CONDUÇÃO EM GASES
 
2. GRANDEZAS ELÉCTRICAS

2.1. CORRENTE ELÉCTRICA

 
2.1.1. EQUAÇÃO DE DEFINIÇÃO DE CORRENTE ELÉCTRICA

 
2.1.2. VELOCIDADE DE ARRASTAMENTO DE ELECTRÕES NUM CONDUT. METÁLICO

 
2.1.3. SENTIDO DA CORRENTE ELÉCTRICA

 
2.1.4. EFEITOS DA CORRENTE ELÉCTRICA

 
 
2.1.4.1. Efeito de Joule

 
 
2.1.4.2. Força de Laplace 

 
2.1.5. AS UNIDADES AMPERE E COULOMB

2.2. RESISTÊNCIA DE UM CONDUTOR

 
2.2.1. RESISTÊNCIA DE UM CORPO HOMOGÉNEO DE SECÇÃO CONSTANTE

 
2.2.2. VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA COM A TEMPERATURA

2.3. TRANSFERÊNCIAS DE ENERGIA NUM CIRCUITO ELÉCTRICO

 
2.3.1. TENSÃO

 
2.3.2. FORÇA ELECTROMOTRIZ DE UMA FONTE

 
2.3.3. POTÊNCIA ELÉCTRICA

 
2.3.4. ANALOGIA COM UM SISTEMA MECÂNICO

2.4. ESQUEMA OU DIAGRAMA DE UM CIRCUITO
 
3. MÉTODOS BÁSICOS DE ANÁLISE

3.1. LEIS DOS CIRCUITOS ELÉCTRICOS

 
3.1.1. LEI DE OHM

 
3.1.2. LEI DE KIRCHHOFF DAS MALHAS OU DAS TENSÕES

 
3.1.3. LEI DE KIRCHHOFF DOS NÓS OU DAS CORRENTES

3.2. EQUIVALÊNCIA ELÉCTRICA

 
3.2.1. RESISTÊNCIA EQUIVALENTE A UMA ASSOCIAÇÃO DE RESIST. EM SÉRIE

 
3.2.2. RESISTÊNCIA EQUIVALENTE A UMA ASSOCIAÇÃO DE RESIST. EM PARALELO

 
3.2.3. RESISTÊNCIA EQUIVALENTE A UMA ASSOCIAÇÃO SÉRIE - PARALELO

3.3. MÉTODO DA RESISTÊNCIA EQUIVALENTE

3.4. TRANSFORMAÇÃO TRIÂNGULO -  ESTRELA

3.5. DIVISORES DE TENSÃO E DE CORRENTE

 
3.5.1. DIVISOR DE TENSÃO

 
3.5.2. DIVISOR DE CORRENTE

3.6. CIRCUITO ABERTO E CURTO-CIRCUITO

3.7. APARELHOS DE MEDIDA

 
3.7.1. MEDIÇÃO DE RESISTÊNCIAS

 
 
3.7.1.1. Método do voltímetro - amperímetro

 
 
3.7.1.2. Ponte de Wheatstone
 
4. FONTES DE ENERGIA ELÉCTRICA

4.1. FONTE IDEAL DE TENSÃO

4.2. FONTE REAL DE TENSÃO

 
4.2.1. POTÊNCIAS NUM ELEMENTO COM F.E.M. CONSIDERADO COMO UMA FONTE REAL DE TENSÃO

 
4.2.2. APROXIMAÇÃO A FONTE IDEAL DE TENSÃO

4.3. FONTE IDEAL DE CORRENTE

4.4. FONTE REAL DE CORRENTE

 
4.4.1. POTÊNCIAS NUM ELEMENTO COM F.E.M. CONSIDERADO COMO UMA FONTE REAL DE CORRENTE

 
4.4.2. APROXIMAÇÃO A FONTE IDEAL DE CORRENTE

4.5. EQUIVALÊNCIA ENTRE FONTE REAL DE TENSÃO E FONTE REAL DE CORRENTE
 
5. MÉTODOS GERAIS DE ANÁLISE

5.1. NÚMERO DE INCÓGNITAS DE UM CIRCUITO

 
5.1.1. NÚMERO DE NÓS LINEARMENTE INDEPENDENTES

 
5.1.2. NÚMERO DE MALHAS LINEARMENTE INDEPENDENTES

5.2. MÉTODO DAS CORRENTES NOS RAMOS

5.3. MÉTODO DAS MALHAS INDEPENDENTES

5.4. MÉTODO DA ANÁLISE DOS NÓS

 
5.4.1. MÉTODO DO PAR DE NÓS

5.5. ESCOLHA DO MÉTODO MAIS CONVENIENTE

5.6. ANÁLISE DE CIRCUITOS COM FONTES IDEAIS

 
5.6.1. MÉTODO DAS CORRENTES NOS RAMOS COM FONTES IDEAIS

 
5.6.2. MÉTODO DAS MALHAS INDEPENDENTES COM FONTES IDEAIS

 
5.6.3. MÉTODO DA ANÁLISE DOS NÓS COM FONTES IDEAIS

5.7. PRINCÍPIO DA SOBREPOSIÇÃO

 
5.7.1. MÉTODO DA PROPORCIONALIDADE

5.8. TEOREMA DE THEVENIN

 
5.8.1. TEOREMA DE NORTON

 
5.8.2. MEDIÇÃO DA RESISTÊNCIA INTERNA DE UM BIPOLO ACTIVO

5.9. FONTES DEPENDENTES

 
5.9.1. PRINCÍPIO DA SOBREPOSIÇÃO EM CIRCUITOS COM FONTES DEPENDENTES

 
5.9.2. APLICAÇÃO DOS TEOREMAS DE THEVENIN E DE NORTON EM BIPOLOS COM FONTES DEPENDENTES

5.10. DUALIDADE

 
5.10.1. CIRCUITOS DUAIS
 
6. CIRCUITOS NÃO LINEARES

6.1. INTRODUÇÃO

6.2. ANÁLISE DE CIRCUITOS C.C. NÃO LINEARES

 
6.2.1. CIRCUITO SÉRIE COM UM ELEMENTO NÃO LINEAR

 
6.2.2. ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE DE ELEMENTOS NÃO LINEARES

 
6.2.3. ASSOCIAÇÃO EM PARALELO DE ELEMENTOS NÃO LINEARES

 
6.2.4. ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE   PARALELO DE ELEMENTOS NÃO LINEARES

6.3. MÉTODOS DE FÁCIL IMPLEMENTAÇÃO GRÁFICA

 
6.3.1. MÉTODO DO PAR DE NÓS PARA CIRCUITOS NÃO LINEARES

 
6.3.2. APLICAÇÃO DO TEOREMA DE THEVENIN A UM CIRCUITO COM UM ELEMENTO NÃO LINEAR
 
7. CONDENSADORES E BOBINAS

7.1. INTRODUÇÃO À NOÇÃO DE CAMPO

7.2. CONDENSADORES

 
7.2.1. INFLUÊNCIA ELECTROSTÁTICA

 
7.2.2. CAPACIDADE DE UM CONDENSADOR

 
7.2.3. CARGA E DESCARGA DE UM CONDENSADOR

 
7.2.4. CONDENSADORES EM CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA E DE CORRENTE ALTERNADA

 
7.2.5. CAPACIDADE EQUIVALENTE A UMA ASSOCIAÇÃO DE CONDENSADORES

7.3. BOBINAS

 
7.3.1. CAMPO MAGNÉTICO

 
7.3.2. FLUXO MAGNÉTICO

 
7.3.3. CAMPO MAGNÉTICO NUMA BOBINA

 
7.3.4. LEI DE FARADAY

 
7.3.5. AUTO-INDUÇÃO

 
7.3.6. INDUÇÃO MÚTUA

 
7.3.7. TRANSFORMADORES

 
7.3.8. ESTABELECIMENTO E INTERRUPÇÃO DE UMA CORRENTE NUMA BOBINA

 
7.3.9. BOBINAS EM CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA E DE CORRENTE ALTERNADA

 
7.3.10. COEFICIENTE DE AUTO-INDUÇÃO EQUIVALENTE A UMA ASSOCIAÇÃO DE BOBINAS
 
8. CORRENTE ALTERNADA

8.1. GRANDEZAS ALTERNADAS SINUSOIDAIS

8.2. REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA

 
8.2.1. INTRODUÇÃO

 
8.2.2. TRANSFORMADA DE STEINMETZ

 
8.2.3. ADIÇÃO EM REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA

 
8.2.4. DERIVAÇÃO EM REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA

 
8.2.5. PRIMITIVAÇÃO EM REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA

8.3. ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉCTRICOS EM C.A

 
8.3.1. C.A. NUMA RESISTÊNCIA

 
8.3.2. C.A. NUMA BOBINA

 
8.3.3. C.A. NUM CONDENSADOR

 
8.3.4. CIRCUITO RLC SÉRIE

 
8.3.5. IMPEDÂNCIA

 
8.3.6. LEIS DE KIRCHHOFF EM REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA

 
8.3.7. GENERALIZAÇÃO P/ CIRCUITOS C.A. DO ESTUDO FEITO P/ CIRCUITOS C.C.

8.4. POTÊNCIAS EM C.A.

 
8.4.1. POTÊNCIA ACTIVA, REACTIVA E APARENTE

 
8.4.2. SIGNIFICADO FÍSICO DAS POTÊNCIAS

 
8.4.3. POTÊNCIA COMPLEXA

8.5. RESSONÂNCIA

 
8.5.1. RESSONÂNCIA SÉRIE

 
8.5.2. RESSONÂNCIA PARALELO

 
8.5.3. OUTRAS SITUAÇÕES DE RESSONÂNCIA

 
8.5.4. INTERPRETAÇÃO ENERGÉTICA DA RESSONÂNCIA

8.6. FILTROS

8.7. TRÊS ASPECTOS ECONÓMICOS RELATIVOS À DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA

 
8.7.1. TRANSPORTE DE ENERGIA ELÉCTRICA EM ALTA TENSÃO

 
8.7.2. CORRECÇÃO DO FACTOR DE POTÊNCIA

 
8.7.3. SISTEMAS TRIFÁSICOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA

972757386X
Classical Mechanics John R. Taylor  
More Details

John Taylor has brought to his new book, Classical Mechanics, all of the clarity and insight that made his Introduction to Error Analysis a best-selling text. Classical Mechanics is intended for students who have studied some mechanics in an introductory physics course, such as "freshman physics." With unusual clarity, the book covers most of the topics normally found in books at this level, including conservation laws, oscillations, Lagrangian mechanics, two-body problems, non-inertial frames, rigid bodies, normal modes, chaos theory, Hamiltonian mechanics, and continuum mechanics. A particular highlight is the chapter on chaos, which focuses on a few simple systems, to give a truly comprehensible introduction to the concepts that we hear so much about. At the end of each chapter is a large selection of interesting problems for the student, 744 in all, classified by topic and approximate difficulty, and ranging for simple exercises to challenging computer projects. Already in its Second Printing, Taylor's Classical Mechanics is a thorough and very readable introduction to a subject that is four hundred years old but as exciting today as ever.

189138922X
Conceitos de Estatística Aplicada às Ciências Sociais, Humanas e de Gestão Fernando Roriz • Amadeu Fernandes • Júlia Ferreira  
More Details

O presente volume destina-se em primeiro lugar a todos os estudantes universitários das áreas das Ciências Sociais, Humanas e de Gestão do Instituto Superior da Maia (ISMAI), com quem os autores, docentes deste instituto, têm permanentemente contacto directo nas suas aulas. Em segundo lugar, esta obra é também dedicada a todos aqueles, licenciados ou docentes de outras áreas afins, que desejem rever ou aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos de Estatística.
Da necessidade de potencializar os recursos já existentes e de adequar o ISMAI com um texto de Estatística, julgamos estar a contribuir para uma melhor preparação dos alunos, não só do ponto de vista teórico, mas também através da exploração de outros métodos complementares de ensino, tais como a utilização de máquinas de calcular com funções estatísticas e o recurso a software específico. Desta maneira, o aluno será libertado dos cálculos matemáticos muitas vezes tediosos e disporá de mais tempo para a aprendizagem e reflexão sobre os conceitos estatísticos que são fundamentais. Não visando substituir outros livros de apoio nesta área, este manual foi pensado e concebido de modo a facilitar a compreensão dos conceitos estatísticos áqueles alunos que mais dificuldades evidenciam em matemática.
No ensejo, vai o nosso agradecimento para o Dr. Eduardo Gonçalves, responsável pelas edições do ISMAI, bem como para o Dr. Pedro Almiro Neves pelo patrocínio dado a este projecto editorial, enquanto Presidente da Maiêutica, Cooperativa de Ensino Superior.

9729048096
Curso de Análise Complexa Coimbra de Matos, José Carlos Santos  
More Details

Este texto traduz, no essencial , o curso leccionado há bastantes anos pelo primeiro autor, com a colaboração do segundo autor nos anos mais recentes, e destinado aos alunos do primeiro semestre do terceiro ano das licenciaturas em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, curso em que os estudantes pela primeira vez tomam contactocom a «teoria das funções analíticas duma variável complexa» e no qual são desenvolvidos com rigor alguns dos seus tópicos fundamentais e elementares.

9725921151
Curso de Análise Linear Gueorgui V. Smirnov  
More Details

Este curso é uma introdução elementar à Análise Funcional e Teoria de Equações Diferenciais em Derivadas Parciais e foi preparado para alunos do terceiro ano das licenciaturas em Matemática Aplicada e Matemática Aplicada à Tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde tem sido leccionado nos últimos anos. A matéria é completada por vários exercícios (resolvidos e não resolvidos) que ajudam a aprender melhor a teoria e a elaborar a técnica necessária na resolução de problemas práticos.

9725921534
Curso de Análise Matemática - Cálculo em IRn José Alberto Rodrigues  
More Details

Este livro foi pensado para tornar acessíveis os conceitos de Análise Matemática especialmente nas licenciaturas de Engenharia, desenvolvendo competências de manipulação dos métodos matemáticos de maior relevância nesse contexto. 
Tornando o leitor parte activa no processo de aprendizagem, cada um dos capítulos aborda um desenvolvimento específico do tema em estudo, ilustrando-o com vários exemplos indicativos das suas aplicações mais importantes e adicionando diversos exercícios práticos da maior utilidade para esclarecer e consolidar os conteúdos teóricos apresentados.

9898131160