Sobre o X-Atomo

X-Atomo

X-Atomo é um projeto de ensino e apoio tutorial privado especializado nas áreas das ciências exatas, engenharias e matemáticas, especialmente vocacionado para o ensino superior e tendo como finalidade essencial a formação interdisciplinar.
O projeto invoca, desde a sua concepção, o princípio da interdependência segundo o qual as diferentes disciplinas curriculares comunicam fundamentalmente entre si.

Destacam-se, igualmente, as seguintes noções fundacionais:

Confiança

A confiança entre professor e aluno é condição necessária à cooperação desejável com vista à maximização dos resultados. A transmissão de conhecimentos e procedimentos fica comprometida se não existir uma ligação de confiança efetiva entre os envolvidos no processo de aprendizagem.

Interdisciplinaridade

A compartimentação de conteúdos permite a sistematização e organização do estudo. Mas, é no permanente diálogo entre os vários saberes que se forja o conhecimento verdadeiro. Há, por isso, a necessidade em oferecer um serviço educativo integral que exponha as múltiplas e profundas conexões entre as diversas disciplinas.
Como disse Abel Salazar, “Médico que só sabe medicina nem medicina sabe”.

Autonomia

Valorizamos o trabalho autónomo que o aluno desenvolve, pois esse é um caminho que só o próprio pode percorrer. O esforço consciente no encalço de objetivos claros é compensado pela qualidade e consistência dos resultados obtidos;

Profissionalismo

As competências técnicas e pedagógicas dos formadores são pré-requisitos essenciais em qualquer sistema de ensino. Contudo, a pedagogia não precede o domínio dos conteúdos. A melhor pedagogia é inútil se o saber transmitido for supérfluo ou técnica e factualmente errado.

Exigência

Um espírito realmente livre é aquele que se supera, que não se ilude com respostas simplistas, procurando alargar a sua compreensão do mundo que o rodeia.
Por isso, procuramos constantemente refletir sobre a consistência epistémica do conhecimento aprendido.

Pedagogia

Conciliar a liberdade criativa e o pensamento estruturado é um ideal que perseguimos. Para esse fim, seguimos uma metodologia diversa em que estão presentes os seguintes vetores:

• Treino de memorização;
• Desenvolvimento do pensamento abstrato e ênfase na representação simbólica;
• Recurso regular dos métodos dedutivo (particularização) e indutivo (generalização);
• Desenvolvimento da intuição física (recurso à experimentação);
• Familiarização com a noção de teoria científica como modelo provisório da realidade (fenomenológica);
• Estímulo do espírito crítico através da argumentação lógica e da identificação de erros (falácias).

© 2017 X-Atomo - Todos os direitos reservados. By: Belo Digital - Agência de Comunicação