X-Atomo é um projeto de ensino e apoio tutorial especializado nas áreas das ciências exatas, engenharias e matemáticas, vocacionado para o ensino superior e secundário e tendo como finalidade essencial a formação interdisciplinar.
O projeto invoca, desde a sua concepção, o princípio da interdependência segundo o qual as diferentes disciplinas curriculares comunicam fundamentalmente entre si.
Destacam-se, igualmente, as seguintes noções fundacionais:
Confiança
A mútua confiança entre professor e aluno é uma condição necessária à cooperação desejável com vista à maximização dos resultados. A transmissão de conhecimentos e procedimentos fica comprometida se não existir uma ligação de confiança efetiva entre os envolvidos no processo de aprendizagem.
Interdisciplinaridade
“Médico que só sabe medicina nem medicina sabe”, Abel Salazar.
A compartimentação de conteúdos permite a sistematização e organização do estudo mas é no permanente diálogo entre os vários saberes que se forja o conhecimento fundamentado. Há, pois, a preocupação em oferecer um serviço instrutivo integral que exponha as múltiplas ligações entre as diversas disciplinas.
Autonomia
Valorizamos o trabalho autónomo desenvolvido pelo aluno, pois esse é um caminho que só o próprio pode percorrer. O esforço consciente no encalço de objetivos claros é compensado pela qualidade e consistência dos resultados obtidos;
Profissionalismo
As competências técnicas e pedagógicas são pré-requisitos essenciais em qualquer sistema de ensino. Contudo, a pedagogia não precede o domínio dos conteúdos. A melhor pedagogia é inútil se o saber transmitido for supérfluo ou técnica e factualmente errado.
Exigência
Um espírito realmente livre é aquele que se supera, que não se ilude com respostas simplistas, procurando alargar a compreensão do mundo que o rodeia.
Por isso, procuramos constantemente refletir sobre a consistência epistémica do conhecimento aprendido.
Pedagogia
Conciliar a liberdade criativa e o pensamento estruturado é um ideal que nos propomos perseguir. Para esse fim observamos uma metodologia diversa contendo os seguintes vetores:
• Treino de concentração e memória;
• Desenvolvimento do pensamento abstrato e ênfase na representação simbólica;
• Recurso regular dos métodos dedutivo (particularização) e indutivo (generalização);
• Desenvolvimento da intuição física (recurso à experimentação);
• Familiarização com a noção de teoria científica como modelo provisório da realidade (fenomenológica);
• Estimulação do espírito crítico através da argumentação lógica e identificação de erros (falácias).